“Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande”
Manuel de Barros
A partir desse trecho do poema de Manuel de Barros, que nós, Daniela Bussatti e Flávia Francisco de Jesus, nos inspiramos para idealizar, com muito amor e confiança, o Ateliê - Quintal de Aprendizagens.
Um espaço brincante, de propostas educativas para a primeira infância, inspirado nas abordagens pedagógicas europeias de Reggio Emilia, Montessori da Itália e Pikler, da Hungria, reconhecidas em todo mundo como referência de projeto educativo.
Há mais de 20 anos trabalhando na área da educação, inquietas com os modelos educativos tradicionais, relações desgastadas na instituição, ambientes exaustivos e desinteressantes que não agregavam significados para as crianças, buscamos ampliar nossos repertórios e conhecer propostas educativas que promovessem o encantamento, a liberdade de expressão e a valorização das inúmeras formas de pensar, de se exprimir, de entender e de se relacionar de cada criança. Encontramos o que acreditamos nos propósitos de Reggio Emilia, de Pikler e de Montessori, que partem principalmente da escuta atenta, ou seja, a disposição de ouvir os outros e a si próprio.
Nossa formação combina pedagogia, arte e neuropsicopedagogia, o que nos dá respaldo para considerar a essência da criança, como um sujeito extraordinário, capaz e potente para descobrir o mundo por si só, desde o começo da vida, a criança é protagonista de seu processo de conhecimento.
Afim de alcançar experiências mais positivas, cremos que é necessário um pacto pela educação das crianças, que envolva a participação efetiva das famílias e educadores, por isso o nosso espaço cria uma relação estreita com os adultos responsáveis pela criança.
Os temas geradores propostos, são definidos em comunhão com as crianças, incluem encantamento, pesquisa, trabalho de campo, produções artísticas, observação, discussão, entrevistas, explorações de números, linguística, leitura espontânea, leitura de mundo, interpretações, e o que mais for necessário para suas experiências, possibilitando avançarem no processo de construção do conhecimento.
Nossos espaços são planejados para contribuírem no sucesso do trabalho, além de contar com o papel fundamental do atelierista, para aprofundar a investigação e experimentações dos materiais, sugerir técnicas, exploração de diferentes linguagens que articulam diferentes áreas do conhecimento à área de artes.